Acesso para usuários internos
Home Laboratório Análises Clientes Pesquisa Contato

Laboratório

MISSÃO

Identificar melhorias na qualidade e produtividade de culturas florestais e agrícolas, realizando ensaios para o meio científico, empresas e a sociedade como um todo, fornecendo subsídios para o manejo sustentável e colaborando com a formação acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação da Engenharia Florestal.

Valores

  • Confiabilidade nos serviços prestados;
  • Avaliação continua dos processos visando a manutenção da qualidade.
  • Seriedade e ética na obtenção e conservação das informações;
  • Constantes investimentos na multiplicação do conhecimento;

Equipe

O laboratório de Ecologia Florestal conta com uma equipe de funcionários e alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ecologia e Nutrição florestal. Os funcionários e os alunos são constantemente treinados e capacitados visando o aprimoramento e inovação tecnológica para o trabalho e o desenvolvimento de pesquisas.

coordenador

Prof. Titular Dr.nat.techn. MAURO VALDIR SCHUMACHER
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Imagem
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP de São Paulo e doutorado em Ecologia e Nutrição Florestal pela Universitaet fuer Bodenkultur em Viena na Austria. Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal do Departamento de Ciências Florestais da UFSM. Líder científico do programa cooperativo Produtividade Potencial do Pinus no Brasil - PPPIB no IPEF. Coordenador de projetos de pesquisa nas áreas de Ecologia e Nutrição Florestal. Editor chefe do periódico online Ecologia e Nutrição Florestal. Consultor das revistas: Ciência Florestal, Scientia Forestalis, Floresta, Cerne e Revista Árvore. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Nutrição Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomassa, Nutrição florestal, Eucaliptocultura, Acacia-negra, Pinus e Ciclagem de nutrientes.

FUNCIONÁRIO

Orientados

Pós-Graduação
Graduação

Estagiários

Universidade Federal de Santa Maria
Departamento de Ciências Florestais
Laboratório de Ecologia Florestal
Prédio 44, CCR-UFSM, Sala 5268 - Fone: (55) 3220 8641 - CEP: 97105-900
Responsável: Prof. Tit.Dr.nat.techn. Mauro Valdir Schumacher